MPU: concursado cobra nomeação imediata

com 46 comentários

 

Gostaria de relatar a injustiça que os aprovados do 6.º concurso do Ministério Público da União (MPU) estão sofrendo. No governo Lula, foi sancionada a Lei nº 12.321/2010, que criou 6.084 cargos efetivos para o MPU, dos quais 3.749 para o cargo de analista (nível superior) e 3.055 para técnico (nível médio), além de 3.675 cargos em comissão. Previu-se o provimento das funções entre 2011 e 2014, no limite máximo de 25% dos gastos previstos por ano.
Frise-se que esta lei foi sancionada às vésperas (três dias antes) da realização do 6º concurso do MPU, realizado em 11 de setembro de 2010, no qual houve 754,7 mil inscritos, e, segundo as próprias palavras proferidas, na época, pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, “a ideia é usar bastante o cadastro. O preenchimento dos cargos da lei ocorrerá em quatro anos. Todo esforço será feito para que aproveitemos ao máximo os aprovados nesse concurso. Não podemos antever o volume de cargos que serão providos, mas haverá esforço para que seja o máximo possível”. (Fonte: Folha Dirigida)
Assim, em decorrência do concurso e da criação das novas vagas, formou-se um imenso cadastro de reserva, o que gerou bastante expectativa por parte dos aprovados, dos quais eu me incluo. Até porque era e é evidente a necessidade do órgão por servidores, em especial o Ministério Público de Trabalho (MPT).
Contudo, após um ano e meio da homologação do concurso, apenas 980 dessas vagas foram preenchidas. O que causa grande indignação é que o MPU, ao invés de nomear os aprovados do cadastro de reserva, tem contratado terceirizados para suprir a necessidade de servidores, conforme notícia veiculada recentemente. O MPU, que é fiscal da lei e tem investigado o MP dos Estados (como o da Paraíba, por causa de servidores irregulares), tem cometido o erro que ele mesmo condena. Quem há de fiscalizar o fiscal da lei? Que seja o povo.
Além disso, outra notícia chocou os aprovados: em abril deste ano, a PR-AM realizou análise de currículo para analista processual (em vez de utilizar o cadastro de reserva), gerando grande revolta, e com salário bem abaixo do legal. “Proc. da República seleciona currículos para analista processual em Tabatinga – AM.”
Como é evidente, o MPU está contrariando a Constituição ao contratar pessoal não aprovado em concurso, o que dá oportunidade a favoritismo pessoal. Além disso, é sabido o grande número de funcionários requisitados de outros órgãos que estão trabalhando no MPU, pela necessidade de serviço. Enfim, são vários os motivos que fundamentam a injustiça aqui alegada.
Orlando Oliveira – por e-mail

A Assessoria de Comunicação Social do Ministério Público da União (MPU) divulgou nota para responder ao leitor:
“Todas as 980 vagas previstas no edital do 6º concurso para servidores do Ministério Público da União já foram preenchidas. Quanto aos cargos efetivos criados pela Lei nº 12.321/2010, a autorização para nomeação está prevista na LOA 2012, a qual será obedecida.
Quanto à seleção ocorrida no Amazonas, foi para o preenchimento de cargo em comissão do gabinete do procurador-chefe (assessor, nível II) conforme noticiado pela própria unidade (http://goo.gl/yVEO5), e os cargos em comissão são de livre nomeação e exoneração.”

46 comentário sobre “MPU: concursado cobra nomeação imediata

  1. Eva Simone Matos Sarmento

    Fui aprovada no 6 concurso do MPU em 1 lugar para o cargo de tecnico de orçamento na situaçao de deficiente gostaria de saber porque nao fui chamada e se tenho ainda alguma chance de ser chamada, porque concurso nao faço mais, sou de Joao Pessoa e esta funçao esta vaga. A gente gasta tanto com concurso e no fim nao e aproveitado. Aqui na Pb o escandalo e grande com relaçao aos concursos publico por isso estou decepsionada e uma tristesa

     
    Reply
  2. Gildner M. Vieira

    Sou o 4º colocado para o cargo de Técnico de Apoio Especializado/Segurança para o Estado de São Paulo, e o MPU não fez nenhuma nomeação para o referido cargo, apenas efetuou 02 reposições consequentes de exoneração.
    Um estado importante como o de São Paulo, onde não há Técnicos de Segurança na PRR-3, PRT-2 e PJM-SP e diante da extrema necessiade para o referido cargo, qual a razão do MPU não efetuar nomeações para São Paulo e fazê-las apenas para o DF?
    Quero saber se haverá nomeações para TAE/Segurança em São Paulo?

     
    Reply
  3. Gildner M. Vieira

    Boa tarde senhorita Andrea Giglio, até este momento nao percebi qualquer informação a respeito de minha pergunta, inclusive, foi postado recentemente uma matéria sobre o Porte de Armas para o MPU, mas o que quero realmente descobrir ainda não foi publicado.
    Quanto tempo mais devo aguardar?

    Att;

    Gildner

    Obs.: Acompanho o BLOG dioturnamente!

     
    Reply
  4. WEBERTH DE SOUSA E SILVA

    Prezados, fui aprovado em 4º lugar em técnico orçamentário em são luis/ma e até o momento apenas um candidato foi nomeado. Há alguma previsão para novas nomeações?

    Att

     
    Reply
  5. Rafael Gonzaga

    A exemplo de centenas de candidatos, estou na mesma situação: com muita dedicação e estudo, fui aprovado em 1° lugar para o cargo de Arquivista/Bahia. Não obstante a sanção da LEI nº 12.321, DE 8 DE SETEMBRO DE 2010, criando cargos e funções nos Quadros de Pessoal dos ramos do Ministério Público da União, até o presente momento, centenas de 1° colocados (inclusive eu), que fizeram um esforço sobre humano para ingressar naquele respeitado Ministério, não foram nomeados.

     
    Reply
  6. Ricardo nobrega

    OLA FIZ O CONCURSO DO MPU PARA SÃO PAULO E ESTOU EM 369 PARA TECNCO ADMINISTRATIVO. JA CHAMARAM 148 E O PRAZO DE CONCURSO TERMINA AGORA EM NOVEMBRO DE 2012. GOSTARIA DE SABER SE A LEI QUE LULA SANCIONOU ATÉ 2014 VÃO SER APROVEITADA AOS CADASTROS DE RESERVAS COMO EU OU VCS PRETENDE FAZER NOVOS CONCURSOS PARA PREENCHER AS VAGAS?

     
    Reply
  7. Ana Melissa

    Boa noite,

    Fui aprovada na colocação 115 do cargo MPU na Bahia.

    Pela minha ciência só chamaram apenas 15 candidatos até o momento..

    Falam de uma nomeação “repolhuda” até antes 11.11.12.

    Existe alguma chance de nomeação..

     
    Reply
  8. Josenilton/Aracaju-Se

    Olá, eu também estou na mesma situação que vcs, sou o 82º colocado no cadastro de reserva para ag. de segurança MPU em São Paulo. Sei que nessa classificação talves eu não tenha muita chance de ser convocado mas, não posso perder a esperança pois, mais longe eu já estive.

    Att,

    Josenilton

     
    Reply
  9. Maria Inês

    Fui aprovada em 1º lugar para o cargo de Analista em Engenharia de Segurança do trabalho Perito e estou me sentindo completamente injustiçada. O concurso vencerá 10 de novembro proximo. o que fazer?

     
    Reply
    1. andrea.giglio

      Olá, Maria Inês

      A Assessoria de Imprensa da Advocacia-Geral da União (AGU) informou à FOLHA DIRIGIDA que a análise de uma possível atuação judicial sobre a liminar impetrada pela Justiça Federal, suspendendo a validade do último concurso para técnico e analista do MPU, realizado em 2010 (impedindo assim a abertura de uma nova seleção), depende de uma deliberação a ser tomada em reunião realizada pelo Conselho Nacional do Ministério Público, que ainda pode encontrar uma solução administrativa para o caso.

      Disponha

       
      Reply
  10. Cristiane

    Gostaria de saber sobre o cadastro de reserva para o cargo de técnico de orçamento, quantas pessoas foram chamadas e qual o número de classificação será a próxima a ser convocada para nomeação no estado de Pernambuco.

    Att,

    Cristiane

     
    Reply
    1. andrea.giglio

      Olá, Cristiane

      De acordo com o órgão, até o momento, foram convocados 2.159 técnicos e 955 analistas, totalizando 3.114 nomeações em todo o país. O número é quase seis vezes maior que o previsto.
      O MPU não informou o número de convocados por região e cargo.

      Disponha

       
      Reply
  11. Marilin Dantas Borja Carneiro

    Prezados, Boa noite!

    Gostaria de saber se será prorrogado o prazo até 2014, fui classificada no Estado de São Paulo…

    Obrigada.

    Marilin

     
    Reply
    1. andrea.giglio

      Olá, Marilin

      Por enquanto, não há uma definição sobre esse assunto.
      No momento, existe uma liminar impetrada pela Justiça Federal suspendendo a validade do último concurso.

      Disponha

       
      Reply
  12. D.RAFAEL

    ESTAMOS AGUANDANDO ALGO QUE SEJA CONCRETO, SOBE-SE QUE NO ESTADO DO TOCANTINS NÃO EXISTE NO QUADRO FUNCIONAL DA PROCURADORIA GERAL O CARGO DE “ANALISTA DE ORÇAMENTO”, NO ENTANTO NÃO SE TEM NUNHUM NOTICIA DE QUE HAJA ALGUMA MUVIMENTAÇÃO NO SENTIDO QUE SEJA PROVIDENCIADA AS NOMEAÇÕES.

    ESTAMOS DE OLHO NO TOCANTINS…!!!

     
    Reply
  13. Leonardo Wagner Ribeiro Leite

    Sou o segundo colocado em RR para Analista de Informática Desenvolvimento e não fui nomeado, gostaria de saber se o concurso foi expirado e se possuo alguma chance de nomeação.

    Obrigado.

    Leonardo Leite

     
    Reply
  14. Carlos

    Olá, estou na lista em 36º lugar, dos aprovados para Analista de Desenvolvimento de Software. Vocês sabem se existe a possibilidade de nomeação no meu caso?

    Obrigado,

    Carlos

     
    Reply
  15. demetrio gomes

    Fiz o 5º concurso do MPU, fiquei em 1º lugar para analista pericial biologia no Ceará e nada. Hoje trabalho na UFSC, O MPU fez de novo?? vários 1ºs lugares não foram chamados?? sempre será assim?????

     
    Reply
  16. Fábio Peixoto Dantas

    Olá!
    Boa noite, meu nome é Fábio e atualmente estou estudando para o concurso do MPU de Brasília D.F, tenho uma dúvida à respeito do cargo que optei e já estou estudando, não sei de informação se eu posso fazer na área de Técnico de apoio de Especializado/Segurança, pois tenho Deficiência Auditiva bilateral. É que esse cargo não vi nenhuma informação explicando se pode ou não fazer. Gostaria de saber também se alguém sabe mim informar do concurso anterior foram quantas vagas desponível nesse cargo que estou estudando. Tchau e uma boa semana.

     
    Reply
  17. Marlene

    Oi!
    Até hoje não consegui saber se da lista dos aprovados do cobra tecnologia, meu acredito que eu tenha o direito de saber o resultado. Como posso encontra está lista?

     
    Reply
  18. Néftis Caroline

    Bom Dia,
    Hoje fui procurar notícias sobre o concurso e encontrei esse blog de pessoas indignadas com esse concurso que passei em 3° lugar para técnivo especializado em orçamento em MT não foi chamado nem o primeiro colocado e no concurso anterior apenas uma pessoa foi nomeada. E me dediquei, investi em cursos de redação e outras despesas que tive, fora a inscrição. E noss..foi a maior tristeza quando acomapnhando vi que nem o primeiro colocado desse cargo foi nomeado. Se tivesse algum meio judicial para lutar pelo direito ou reguardar para outros candidatos que passarem pelo mesmo nos próximos concursos, uma fiscalização de quantos terceirizados contratados trabalham no local, fora os servidores q passaram para outro cargo e exercem função no cargo de orçamento. Infelizmente esse concurso foi visível a falta de respeito com os candidatos. Vai saber se isso não vai continuar nos próximos concursos, arrecadaram muito dinheiro nas inscrições, mas não chamou ninguem. Poxa a menos os primeiros colocados deveriam ter seu direito protegido, não acham?

     
    Reply
  19. Cassi

    Boa tarde,
    Fiz o concurso do MPU 2013 para técnico e fiquei na colocação 96°, qual a probabilidade de convocação para Pernambuco?

     
    Reply
  20. Elenice Fernandrs

    É um absurdo um orgão que deveria dar o exemplo, usando com injustiça, quantos gastaram os últimos centavos investindo em cursos, passaram noites em claras para ser aprovados, e não foram chamados e já há provisão de um novo concurso, o povo tem que sair para as ruas e protestar contra a injustiça de um órgão que deveria dar o exemplo.

     
    Reply
  21. Elenice Fernandrs

    O povo deveria sair em protesto contra o MPU, pela injustiça cometida no 6º concurso, pois já está sendo anunciado abertura de um novo concurso se os do 6º não foram chamados como abrir outro?

     
    Reply
  22. Néftis Caroline

    Acredito que sairá um outro novo concurso para o MPU direcionados para o mesmo cargo ou talvez mude o nome do cargo para simular um novo e pode abrir vagas. Nessa articulação, quem poderia recorrer se o próprio MPU revela-se tão contrários aos objetivos reais de preservação e proteção o direito. Por mais que eu não consiga mais nada, até mesmo porque o prazo já expirou, mas não podemos deixar que isso aconteça…um protesto, um mandado de segurança coletivo…se houvesse alguma forma que acabe com essa arrogância desses órgãos em fazer tantos como otários.

     
    Reply
  23. francimar silva sousa

    quero saber o prazo de convocação para o concurso de 2010 mpu…fiz para tecnico apoio especializado transporte foi classificado para o maranhão e dentro das vagas estabelecidas… agradeço pelo força maior de todos os aprovados para lutarmos pelos nossos direitos…para uma resposta deste concurso…

     
    Reply
  24. Rozania

    Estou muito decepcionada, estou na posição 65º para o cargo de Assistente Social em Brasília, e até o momento chamaram apenas o 1º, então para que serve um numero tão grande de cadastro reserva? foram 170 cadastro oferecidas no edital do 6º concurso para assistente social!!!agora no novo edital vão classificar até a 100º posição para cadastro reserva para o mesmo cargo!!! isso é um absurdo!!!! Alimenta expectativa, gastamos tempo e dinheiro para nada!!!estou me sentindo injustiçada….

     
    Reply
  25. Aocofonte

    Bom dia.

    Fui aprovado em primeiro lugar no VI concurso do MPU para o cargo de Analista de Biblioteconomia. Noto que alguns candidatos (de outros cargos) que prestaram o concurso de 2010 ainda estão sendo nomeados em 2013, donde podemos concluir que o concurso não expirou em 2012, como previa o edital. Minha dúvida é se o MPU está nomeando somente os candidatos que entraram na justiça ou se o órgão pode nomear todos os aprovados, conforme as vagas vão surgindo.

    Grato.

     
    Reply
  26. Luciana

    Gostaria de saber se há alguma expectativa de nomeações aos que foram aprovados no 7° concurso do MPU. Queria saber se há notícias de novas nomeações.
    Obrigada.

    Luciana

     
    Reply
  27. ALEXANDRE

    Será que seremos nomeados? Fui o número 58 das vagas de tec. de apoio em segurança e já perdi as esperanças, pois já estão anunciando novo concurso. É uma maquina de fazer dinheiro essa empresas organizadoras dos concursos, mas quem vai fiscalizar?

     
    Reply
  28. BIANCA LIMA BACELAR MARINHO

    Gostaria de saber qual foi a minha colocação no cadastro de reservas do MPU de 2013 e se tenho ainda, alguma chance de ser chamada.
    Atenciosamente,
    Bianca

     
    Reply
  29. maria

    Fiz o 7°concurso do mpu para tecnico em administração do estado do Tocantins, fiquei na colocação 61°colocada sera que tenho chance de ser chamada?

     
    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>